Pitch de elevador: o que você precisa saber

Atualizado: Set 6

E se você estivesse dentro de um elevador e entrasse um importante executivo ou investidor da sua empresa e você tivesse apenas 1 minuto (o tempo para ele chegar até o andar desejado) para apresentar e, principalmente, convencê-lo da validade de uma ideia que você teve? Você seria capaz? Confira a seguir como fazer um pitch de elevador que vai encantar seus ouvintes.



O que é o Pitch de Elevador (ou Elevator Pitch, em inglês)?

Um "Pitch de Elevador" é uma descrição concisa, cuidadosamente planejada e bem praticada sobre sua empresa, negócio, produto e/ou problema a ser discutido.


Todo e qualquer interlocutor deve ser capaz de compreender a sua mensagem no tempo que levaria para entrar e sair do elevador.









Quais são as características essenciais de um Pitch de Elevador?

  • Contém um rápido resumo de você;

  • Duração breve, como o próprio nome diz, equivale temporalmente a um passeio de elevador (30-60 segundos);

  • Objetiva aprimoramento e consolidação de networking;

  • Lembre-se: não é um pitch de vendas!


O Pitch de Elevador deve responder a tais perguntas:

  1. Quem é você? Introduza a si mesmo, mostre confiança. Lembre-se: não há ninguém melhor que você para contar sua história.

  2. O que você faz? Dê um breve resumo de sua experiência/habilidades/realizações. Foque apenas em informações relevantes.

  3. Qual o seu desejo? Mencione por que você está interessado em determinado problema empresa ou como suas habilidades/experiências se alinham nesse contexto.

  4. O que você espera que aconteça? Indique as áreas de crescimento e como isso se alinha com o seus objetivos profissionais. Mencione também o que você espera que aconteça após o fim do seu pitch. Além disso, você pode terminar com uma pergunta que convide o ouvinte a participar do conversação.


Como construir o Pitch de Elevador perfeito?


  1. Entenda e defina sua meta e marca pessoal;

  2. Seja claro e objetivo na mensagem principal, afinal, você não dispõe de muito tempo;

  3. Planeje o conteúdo de acordo com a audiência, o propósito e o contexto;

  4. Adicione personalidade ao seu pitch;

  5. Pratique, pratique e pratique!


O que você deve evitar:


  • Soar robotizado;

  • Divagar ou se afastar do assunto principal;

  • Deixar as pessoas se perguntando o que você realmente queria dizer;

  • Soar esnobe;

  • Agir excessivamente como um vendedor, é necessário estabelecer uma comunicação plena, significativa e com confiabilidade;

  • Exagerar suas habilidades;

  • Inferiorizar suas competências.

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