Por dentro do UX Design

O UX Design vai muito além de uma interface agradável e utilizável ao cliente. Saiba mais sobre os pilares e o trabalho de um UX Designer para a sua startup.



O que é o UX Design?


Donald A. Norman, ex-vice presidente da Apple e autor de livros, como "Design do dia a dia" e "Design Emocional: porque amamos (ou odiamos) objetos do dia a dia", é o criador do termo UX DESIGN.

Na visão de Norman , a relação entre interface humana e usabilidade era bastante estreita.

Logo, a ideia era criar uma expressão que abrangesse todos os aspectos do contato de uma pessoa com um sistema:


O que faz um UX-Designer?


A Experiência do Usuário é um dos elementos chave para um UX Designer, mas ele vai muito além disso.


O papel do UX Designer é compreender a fundo o problema ("a dor") que uma pessoa está tendo e propor uma solução. Para isso, ele(a) precisa de uma método para entender o que está se passando com ela e para propor uma saída que, de fato, seja eficiente para cada caso.


A amplitude do UX-Design


Para além da interface bonita, o UX Design precisa de diferentes profissionais envolvidos em diversos processos pois é necessário entender o problema do usuário, construir um plano de solução e colocá-lo em prática.


Nesse sentido, o UX Design abarca alguns pontos como:


  1. Design Visual

  2. Arquitetura da informação

  3. Design de interação

  4. Usabilidade

  5. Estratégia de conteúdo

  6. Pesquisa de usuário



Qual a estratégia do UX Design?


A utilização de um método, ou a sistematização das fases a serem realizadas no processo, visa abranger a fundo não apenas as dores da pessoa e como elas são sentidas, mas também solucioná-las agregando valor à vida da pessoa, pois será feito de forma completa, captando os pontos de uma experiência que podem ser melhorados.


É isso que grandes empresas buscam: resolver um problema + melhorar a forma com que o cliente interage com a solução. E onde o design entra?


Quais são os pilares do UX Design?


Para facilitar o desenvolvimento e maximizar os resultados, os profissionais do UX Design podem focar na JORNADA que o cliente faz com seu problema e como poderá interagir com uma futura solução.


Foi com essa ideia, de projetar a experiência do usuário que, Jesse James Garrett, desenvolveu o Diagrama da experiência do usuário, o qual apresenta 5 planos:


  • Estratégia

  • Escopo

  • Arquitetura da Informação

  • Esqueleto

  • Interface


Sendo que a Estratégia é o início de todo processo e a Interface, o final. Nesse sentido, a interface seria apenas a ponta do iceberg.



Primeiro pilar: a Estratégia

Na etapa relacionada à estratégia, procuramos responder a algumas questões como: - Qual dor vamos resolver?

- Quais os objetivos do nosso produto/serviço?


Segundo pilar: o Escopo

Na segunda etapa, as perguntas a serem respondidas são:

- O que será demandado e como vamos resolver o problema?

- Quais conteúdos e informações mais relevantes?*

- O que não vamos incluir inicialmente?


Terceiro pilar: a Arquitetura da Informação

Na fase da estruturação, pensamos em tudo aquilo que se relaciona à Arquitetura da Informação, ou seja, como vamos facilitar que o usuário acesse um conteúdo específico em um contexto específico?


Quarto pilar: o Esqueleto

Na quarta etapa, também conhecida como Wireframe, serve de protótipo para estabelecermos a hierarquia entre os conteúdos, sem focar na parte estética em si.


Quinto pilar: a Interface

A interface é a camada de comunicação e interação entre o produto/sistema e o usuário. Quanto mais intuitiva, melhor.


Conclusão


Definitivamente toda startup precisa de pelo menos um UX Designer. Por meio desse profissional, cuja área de atuação no mercado está cada vez mais em expansão, é possível a aplicação qualitativa dos processos de UX Design em um projeto, empresa ou qualquer outro trabalho de desenvolvimento de produtos, interfaces ou serviços digitais.


Quer aprender a desenvolver projetos de inovação utilizando metodologias dos principais centros de tecnologia e inovação do planeta, como Harvard, Stanford e MIT?


Então, inscreva-se para a lista de espera do Health Innovation Program de 2021, o programa do Hackmed voltado para a formação de lideranças empreendedoras e inovadoras do setor de saúde no Brasil.


Essa é a sua grande oportunidade de se juntar a maior comunidade de inovação e empreendedorismo em saúde do Brasil. Não fique de fora e venha conhecer nosso programa de inovação!

https://www.hackmed.com.br/hip-2021


Junte-se a nós e venha impactar positivamente o sistema de saúde do país.


Afinal, #somostodospacientes