Tendências no mercado da longevidade nos próximos anos

Post em parceria com a LonVi- www.lonvi.com.br: startup parceira do HackMed com enfoque na gestão do cuidado e envelhecimento de qualidade


O envelhecimento populacional


O envelhecimento populacional já é uma realidade. Este cenário tem sido vivenciado em velocidades diferentes em diversas partes do mundo, como exemplo do Reino Unido, no qual a população acima de 65 anos é estimada em triplicar seu número em um intervalo de 100 anos (1947-2028), enquanto nos EUA este intervalo é de 89 anos (1944-2028).


Já no cenário brasileiro, este processo ocorreu mais tardiamente, sendo iniciado em 2012, porém a previsão é que ocorra de forma mais veloz, em um intervalo de cerca de 38 anos (2012- 2050). Com isso, em 2050 serão cerca de 51 milhões de pessoas acima de 65 anos no Brasil, representando 21,9% da população.


Impactos no setor da saúde


Diante disso, quais são os impactos desta transição populacional no cenário da saúde brasileira? Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil) publicado em 2018 pela Fiocruz cerca de 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). No período do estudo, foi identificado que 10,2% dos idosos foram hospitalizados uma ou mais vezes.


Além disso, vale ressaltar a característica singular desta população que envolve comumente a presença de mais de uma doença crônica como hipertensão arterial e diabetes.


Estudos mais recentes evidenciaram que as internações e óbitos por causas evitáveis em idosos ainda apresentam números significativos. No ano de 2019 o número de óbitos em idosos por causas evitáveis totalizou mais de 200.000. Este cenário indica a necessidade de maior suporte na rede de cuidado e do fortalecimento de medidas de atenção primária com enfoque na prevenção.





População sênior conectada ao meio digital


O ano de 2020 foi um grande divisor de águas na entrada da população sênior ao meio digital. Com o isolamento social, a necessidade de utilizar ferramentas digitais para comunicação com familiares e amigos tornou-se cada vez maior.


Nesse contexto, inúmeros produtos e serviços destinados às necessidades de consumo dos sêniors foram criados, desde o setor de saúde e bem-estar até segmentos que antes não tinham grande enfoque nesse público, como os games. Alguns dados obtidos na pesquisa desenvolvida pelo espaço Integrar Gerações sobre a presença virtual do público 60+ durante a pandemia revelaram que a rede social mais utilizada por este público é o WhatsApp, seguido pelo Facebook e Instagram. Além disso, durante a pandemia, a busca por serviços de delivery de alimentos cresceu em 34% e a presença em lives subiu de 18% para 71%.


Foco na saúde e longevidade


Infelizmente, o processo de envelhecer ainda costuma ser atrelado ao adoecer. No entanto, trata-se de um pensamento equivocado, visto que o envelhecimento é um processo natural e fisiológico. A idade representa apenas um número, não devendo ser um fator limitante às capacidades funcionais e sociais dos idosos. Desse modo, ressalta-se a importância de enxergar esta população como parcela ativa da comunidade, integrando-a ao meio social, profissional e em todas as esferas da sociedade. Com isso, iniciativas dentro da área da tecnologia que tenham como foco esse público tornam-se cada vez mais necessárias.


Esse conteúdo foi baseado no Report LonVi- Edição 01 acerca das tendências no mercado da longevidade nos próximos anos.


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Para mais informações, acesse o Report na íntegra no link:

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